sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pecado e Pecador

Texto Base 122 - Pecado e Pecador - Pão Nosso


"Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem, é de Deus; 
mas quem faz o mal, não tem visto a Deus.” – III João, 11.

Emmanuel traz luz sobre um tema que ainda hoje é muito mal interpretado pelos nossos "doutores das Leis", que ainda espalham a velha semente do "terror" e do "juízo final", separando os homens entre "bons e maus", e condenando aos "maus" ao "inferno eterno". Em poucas palavras, dividem com suas "teorias", as pessoas que vão gozr do descanso eterno entre os anjos sopradores de flautas, e os que vão queimar no mármore do inferno...
Aqui, o Evangelista, ressalta que "quem faz o bem é de Deus, mas quem faz o mal, não tem visto a Deus". Olha que conceito diferente, e Emmanuel ressalta que este é um conceito justo, onde João não diz que o mau está exilado do Pai, nem longe da Criação. Apenas afirma que "não tem visto a Deus".

E Emmanuel complementa:
"Isto não significa que devamos cruzar os braços, ante as ervas venenosas e zonas pestilenciais do caminho; todavia, obriga-nos a recordar que um lavrador não retira espinheiros e detritos do solo, a fim de convertê-lo em precipícios."

O que não devemos alimentar, é este sentimento ruim de que o "pecador", o indivíduo que comete um crime, aquele que pratica o mal, está invariavelmente perdido, pois, se até as Leis humanas, que são tão cheias de falhas, mantém recursos para tentar resgatar, recuperar os "irmãos caídos", quanto mais a Lei Divina que é a própria Justiça não fará para libertar e ajudar esses que ficaram pelo caminho?

Recorda-nos Emmanuel:
Muita gente acredita que o “homem caído” é alguém de deve ser aniquilado. Jesus, no entanto, não adotou esta diretriz. Dirigindo-se, amorosamente, ao pecador, sabia-se, antes de tudo, defrontado por enfermo infeliz, a quem não se poderia subtrair as características de eternidade.

Lute-se contra o crime, mas ampare-se a criatura que se lhe enredou nas malhas tenebrosas.
Eis a boa semente: combater o crime e amparar a criatura que caiu, através de trabalho sério e dedicado, onde o objetivo maior seja levar aquele que não tem visto a Deus, conhecê-lo de maneira plena e absoluta.
Abraços fraternos
Paulo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, todos serão devidamente apreciados.